terça-feira, janeiro 31, 2006

Totobola, totoloto, euromilhões; palavras cruzadas, sudoku. A globalização!

O totobola mistura o conhecimento do futebol com a sorte; o totoloto apenas faz intervir a sorte. Quando se aumenta o número apostas (de chaves), maior é a probabilidade de ganhar o concurso - não há saber envolvido. O euromilhões permitiu aumentar a escala da "operação".

As palavras cruzadas exigiam o conhecimento da língua e cultura geral, para além de algum raciocínio lógico. O popularizado sudoku apenas exige raciocínio lógico.

É um efeito da globalização? Um japonês pode fazer um sudoku lisboeta ou jogar no euromilhões, com a mesma naturalidade que teria em Tóquio.

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Presidenciais de 1986

As eleições presidenciais de 1986 foram disputadas por Mário Soares, Freitas do Amaral, Salgado Zenha e Maria de Lurdes Pintasilgo. Na segunda volta Mário Soares ganhou a Freitas do Amaral. Confrontando os mapas das duas voltas, há um pormenor regional interessante... Penso em quê?

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Dez bandeiras no...

...décor do CCB, dez anos de Presidência. Uma década depois da derrota frente a Jorge Sampaio, o grande político Cavaco Silva vence - esperemos que também seja um grande Presidente da República.

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Sudoku

O jogo Sudoku popularizou-se em Portugal nos últimos meses. Hoje, no metro, em Lisboa, uma jovem pegou no seu livrinho e ficou meditativa, a considerar o seu puzzle numérico.

Admitamos um quadrado com 81 quadrículas, preenchidas com números de 1 a 9, sendo que cada linha e cada coluna são preenchidas sem repetições e cada um dos 9 "subquadrados" são preenchidos também sem repetições. Suprimamos n números ao quadrado. Obtemos assim um puzzle Sudoku.

Esse puzzle é sempre um problema possível, isto é, podemos reconstituir o quadrado inicial com os 81 números. Um problema bem formulado tem uma solução possível e determinada. Quanto maior for o grau de dificuldade do Sudoku, menor é o seu grau de recursividade - ou seja, para obter cada número em falta, somos obrigados a considerar mais linhas e colunas ao mesmo tempo. Suponho que os Sudokus "diabólicos" obrigam à determinação simultânea de uma grande parte dos números omissos. Concordam com estas considerações?

Qual é o valor máximo de n, para o problema permanecer determinado? Como se poderá estabelecer uma tipologia da dificuldade dos problemas?

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Nada A Esconder - Caché

O filme perturbante de Haneke ilustra a possibilidade, estúpida, de uma existência tourner en boucle. Fez-me lembrar o filme de Robert Bresson, Au Hasard, Balthasar.

sexta-feira, janeiro 13, 2006

E a carreira académica?

É uma estupidez esta dúvida, bem sei. Há uns meses o Prof. Cavaco Silva recusou-se a posar num cartaz com o Dr. Pedro Santana Lopes e com outros líderes do PSD, alegando que não queria prejudicar a sua carreira académica. E agora, com a candidatura presidencial?

quarta-feira, janeiro 11, 2006

Taxas de juro baixas... e então?!

A esperança sempre acompanha as reuniões da Reserva Federal [dos EUA], em particular nos períodos de vacas magras. Ocorrem então promessas e previsões, com nenhuns resultados posteriores. Em nenhuma outra matéria económica a história se repete com tanta fiabilidade. Contudo devemos ser tolerantes. O cenário tem boa reputação e é bem regulado; os participantes são geralmente consensuais e as decisões reunem o acordo do mundo financeiro - apenas nada perceptível ocorre. A retoma chega, mas sem ligação visível à acção da Reserva Federal. A construção civil beneficia com a redução das taxas de juro. De resto observa-se uma confrangedora indiferença. As taxas de juro são um pormenor, quando as vendas declinam. As empresas não contraem empréstimos para aumentar a produção que não podem vender.

J. K. Galbraith, The Economics of Innocent Fraud, Penguin Books,2004, p.41.

sábado, janeiro 07, 2006

Entrei num café...

... o hino nacional passava na televisão e as pessoas estavam silenciosas. Pensei: aconteceu uma desgraça! Afinal era o estúpido do anúncio da PT. Ao menos a campanha nacionalista da TAP sempre era mais discreta - "voe com a nossa companhia".

sexta-feira, janeiro 06, 2006

O corpo é uma formiguinha...

... infatigável, sempre pronta a acumular aqui e ali os excessos de uma cigarra despreocupada. É por isso que uma pessoa pode engordar no Natal.

No dia de Reis e, in extremis, votos de um bom ano!
Blog Trashed by Mandarin