sábado, novembro 17, 2007

Voyeurismo?

O filme Corrupção foi o mais visto nas salas portuguesas, com 83.559 na primeira semana de Novembro (dado do Instituto do Cinema e Audiovisual, citado no Público de ontem; o segundo filme mais visto foi Elizabeth: A idade de ouro, com 49.098 passageiros, quero dizer, espectadores). Será o prazer de ver uma obra ficcionada que nos leva a ver Corrupção? Ou será um simples exercício de voyeurismo, para espreitar a vida de "famosos"? Um pouco como se passa com quem compra a autobiografia de Maria Filomena Mónica?

quinta-feira, novembro 15, 2007

SPE volta, estás perdoado!

Observação 1 - Marcelo Rebelo de Sousa disse numa crónica dominical que os espanhóis têm linhas de crédito para comprar terras alentejanas.

Observação 2 - A malta capitalista portuguesa está ocupada a investir em "activos" públicos (parcerias com hospitais públicos, Rede Energética Nacional, águas de abastecimento público).

Observação 3 - Cabe ao Sector Público Empresarial investir na actividade económica - como a agricultura nos vales do Alqueva - e, posteriormente, privatizar as empresas públicas ou propor parcerias com os privados.

Costumes?

A anciã pediu para se sentar na minha frente. O café estava cheio. Sentou-se, chegou a sua sandes, pegou numa metade e ofereceu-me. "É servido?" E esboçou o gesto de decepar uma metade da metade. "Hã muito obrigado, bom proveito". E ofereceu também ao casal francês que estava na mesa contígua.

Numa cerimónia laudatória de Antonio Tabucchi, o escritor italiano quase-português, disse que não percebia dois costumes nas terras lusas: oferecer a garfada de comida que vai algures a caminho da boca, e o tratamento de soutôr, nesta terra de soutôres. O Presidente Sampaio disse, a rir, para ele não se preocupar e tratar as pessoas com abundância de senhores doutores, porque isso é apreciado. Pelo menos foi o que li na altura nos jornais.
Blog Trashed by Mandarin